sábado, 7 de novembro de 2020

   

Educação a Distância e eLearning

Educação a Distância e eLearning – Perceções prévias

            Todas as pessoas, mesmo sem se terem debruçado de modo refletivo sobre a Educação, têm opiniões e sentem-se capazes de falar, muitas vezes com segurança, sobre este tema. Talvez esse modo de estar derive da presença constante da educação na sociedade e porque, em maior ou menor grau, a educação faz parte de quase todos os momentos da vida das pessoas.

Contemporaneamente, a Educação a Distância (EaD) não é exceção, com maior ou menor entusiasmo, as pessoas falam, opinam, discutem e refletem sobre esta “forma” de educação. Se bem que muitas vezes de forma errada ou irrefletida, de um modo geral, as pessoas associam a EaD a uma educação não presencial, bem como à utilização de internet como forma de se estabelecer a educação.

A EaD, tida para mim, até há bem pouco tempo, como “educação à distância”, é visualizada atualmente como um conceito mais amplo e com mais anos de existência. Antes de iniciar o mestrado, tinha uma visão simplista da EaD, associava a EaD apenas à modelos educativos que recorriam à internet para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, reconheço que a existência da EaD antecede a própria existência da internet. Assumo a EaD como o processo de ensino e aprendizagem em que o professor e o aluno se encontram separados no espaço e/ou no tempo.

Do mesmo modo, a minha perceção sobre o eLerning consistia, numa visão também simplista da aprendizagem recorrendo exclusivamente à internet como modo de comunicação, em que a comunicação entre professor e aluno, quando existia, poderia ser realizada de modo síncrono ou assíncrono.

Atualmente ainda associo estes modelos ao eLearning, mas a minha perceção não se resume apenas a isso.

Educação a Distância e eLearning – Perceções iniciais

Como estudante no Mestrado em Pedagogia, numa fase inicial, a minha visão sobre a EaD e sobre o eLerning já se alterou.

EaD é uma modalidade de ensino que se desenvolve circunstâncias especificas, o espaço e/ou o tempo de contacto entre professor e aluno não coincidem.

O aumento significativo de tecnologias, ou técnicas, de comunicação têm provocado um aumento da utilização da EaD, o que faz com que surjam diferentes modelos de ensino neste cenário de educação.

Alguns autores apontam vários modelos de EaD ao lingo da história. Um dos modelos, referidos por Belloni (2009) como a primeira geração, foi o ensino por correspondência, iniciado no século XIX com aparecimento e massificação da imprensa e das linhas férias. Nesse modelo a construção do conhecimento dependia essencialmente da autonomia do estudante.

Outro modelo, o ensino multimeios a distância, referido por Belloni (2009) como sendo a segunda geração, surgiu nos anos 60 do século XX. Neste modelo Belloni (2009, p. 56) destaca como principais meios de comunicação o papel impresso por correspondência e os programas de vídeo e áudio, difundidos por cassetes ou por antena.

Uma terceira geração, outro modelo de ensino, surge, para Belloni (2009), na última década do século XX com a existência das ferramentas web. Para a autora, este modelo possibilita uma interação personalizada. Para além deste modelo utilizar os meios de comunicação utilizados nos modelos anteriores, a autora destaca o aparecimento de “redes telemáticas com todas as suas potencialidades (banco de dados, e-mail, lista de discussão, sites etc.); CD-ROMs didáticos, de divulgação científica, cultural geral” (p. 57).

Com as caraterísticas da separação física e temporal entre estudante e professor, a EaD apela a pedagogia(s) especifica(s), e impõem a quem a planifica, desenvolve e avalia a necessidade de novas competências e novos conhecimentos.

O eLearning é comumente associado ao uso intencional de informação em rede e tecnologia de comunicação eletrónica no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, podemos considerar o eLearning um modelo de EaD. Como a letra “e” em eLearning representa a palavra “eletrônico”, o e-learning incorporaria atividades educacionais que são realizados por indivíduos ou grupos que trabalham, online ou offline, de forma síncrona ou assíncrona via rede ou computadores autônomos ou mesmo outros dispositivos eletrônicos.

Neste sentido, o eLearning engloba, entre outros modelos de EaD, o online learning, o virtual learning, networked learning.

Belloni, M. L. (2009). Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados.


Dois autores ligadas à educação online

José António Moreira

José António Moreira é Professor Auxiliar na Universidade Aberta Portuguesa, no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), onde é de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Ciências da Educação, sendo Licenciado em História da Arte. Faz parte de vários grupos de investigação, nomeadamente:

  •   na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta, como coordenador científico;
  •  na Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (da Universidade Aberta, como coordenador executivo;
  •  no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), como investigador integrado;
  • no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Universidade de Coimbra, como investigador integrado.

Conta com mais de 50 publicações em revistas especializadas e mais de 20 livros publicados, principalmente, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais, destacando-se nos seus trabalhos a aplicação destas áreas a cenários formais de aprendizagem.

Mais informações em: https://www.researchgate.net/profile/J_Antonio_Moreira

 

Matthew J. Koehler

Matthew J Koehler é Professor na Faculdade de Educação da Universidade Estatal do Michigan. É doutorado em Psicologia da Educação e tem como formação inicial Matemática e Ciências dos Computadores.

É mundialmente conceituado no âmbito do desenvolvimento profissional de professores nos domínios tecnológico e pedagógico, em particular graças à elaboração, juntamente com Punya Mishra, do referencial TPACK - The Technological Pedagogical Content Knowledge Framework.

Conta com mais de uma centena de publicações, em revistas internacionais especializadas, sendo de destacar diversas publicações no âmbito da formação online.

Mais informações em: https://www.researchgate.net/profile/Matthew_Koehler2


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