quarta-feira, 21 de abril de 2021

Bibliografias anotadas

Estas duas bibliografias anotadas foram realizadas no âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning, do mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta.

Os artigos analisados: 

  • O Papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades.
  •  Educação à distância: rediscutindo o papel do tutor.

sistematizam e refletem sobre o papel dos educadores online, explorando os desafios contemporâneos desta atividade.

Morgado, L. (2001). O Papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades. In Discursos, III Série, nº especial, pp. 125–138. Retirado de:  https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf

O artigo O Papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades foi elaborado na viragem do século, destacando a necessidade de novos paradigmas educacionais, para o século XXI, influenciados pelo rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação. Em relação ao ensino online a autora afirma, para essa época, a existência de uma “banalização” do conceito e aponta a presença de múltiplos referenciais teóricos que o procuram explicar. Condições que, segundo a própria, dificultam a reflexão em torno do próprio ensino online, apelando por isso, à necessidade de clarificação e delimitação do conceito.

Mencionando ser imperativo equacionar uma nova abordagem pedagógica, mais do que reconfigurar um modelo educativo assente em tecnologias, o artigo apresenta modelos de ensino online centrados nos professores, nos alunos e nas tecnologias. Também, com vista a uma aprendizagem assente na interatividade, no artigo são realçadas variáveis comuns que apoiam o sucesso neste modelo de ensino: a dimensão do grupo de estudantes, a utilização do tempo online, a adaptação a ambientes assíncronos e a edificação de comunidades de aprendizagem.

No que diz respeito ao papel do professor, a autora indica que a sua atuação é fator determinante para o sucesso da aprendizagem. Neste contexto de ensino online, a autora indica que papel pedagógico do professor deve ser equacionado sincronizando áreas essências como: a própria pedagogia; a gestão e organização do processo de ensino e de aprendizagem; capacidade social de gerar comunidades de aprendizagem; e o domínio técnico, permitindo uma utilização fluida e sem ruido da tecnologia.

Assim, este artigo destaca o papel do professor em contexto online, patenteando a necessidade de novas abordagens pedagógicos em cenários educativos decisivamente marcantes para o século XXI, demostrando-se relevante e pertinente.

 

Kaminski, C. (2015). Educação à distância: rediscutindo o papel do tutor. Revista Intersaberes, 10(21), 561-576. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/896

O objetivo deste artigo é refletir o papel do tutor na educação a distância enquanto mediador do conhecimento, de modo a compreenderem-se as suas funções e a indicarem-se orientações que visem ultrapassar desafios deste tipo de educador. O artigo privilegia a análise da figura de tutor através de uma perceção histórico-cultural de Vygotsky.

Inicialmente são destacadas as diferenças que distinguem um tutor à distância de um professor em regime presenciais, caraterizadas por paradigmas educacionais distintos e pela inevitável utilização da tecnologia na educação a distância contemporânea.

No artigo são destacadas diversas caraterísticas especificamente relevantes para o tutor: o domínio científico dos conhecimentos; a capacidade de orientar, conduzir e supervisionar o aluno; e ser mediador e impulsionador de interatividade.  Ressalta também no artigo o carater societal e humano da educação, relegando ao tutor uma posição investida de "construção humana".

Pela evolução contemporânea da educação a distância e pelo destaque que esta modalidade de ensino representa nos cenários educativos atuais o artigo demonstra bastante relevância. Importante notar que artigo mostra uma necessidade de sentido de educabilidade, uma vez que procura compreender os desafios deste educador singular, o tutor online, com vista a trilhar percursos que condução à perfetibilidade do mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Temática III -Desenho da aprendizagem online

Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento Visualizar trabalho