Estas duas bibliografias anotadas foram realizadas no âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning, do mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta.
Os artigos analisados:
- O Papel do professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades.
- Educação à distância: rediscutindo o papel do tutor.
sistematizam e refletem sobre o papel dos educadores online,
explorando os desafios contemporâneos desta atividade.
Morgado, L. (2001). O Papel do professor em contextos de ensino online:
Problemas e virtualidades. In Discursos, III Série, nº especial,
pp. 125–138. Retirado de: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf
O artigo O Papel do professor em contextos de
ensino online: Problemas e virtualidades foi elaborado na viragem do
século, destacando a necessidade de novos paradigmas educacionais, para o século
XXI, influenciados pelo rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e
da comunicação. Em relação ao ensino online a autora afirma, para essa época, a
existência de uma “banalização” do conceito e aponta a presença de múltiplos
referenciais teóricos que o procuram explicar. Condições que, segundo a
própria, dificultam a reflexão em torno do próprio ensino online, apelando por
isso, à necessidade de clarificação e delimitação do conceito.
Mencionando ser imperativo equacionar uma nova
abordagem pedagógica, mais do que reconfigurar um modelo educativo assente em
tecnologias, o artigo apresenta modelos de ensino online centrados nos
professores, nos alunos e nas tecnologias. Também, com vista a uma aprendizagem
assente na interatividade, no artigo são realçadas variáveis comuns que apoiam
o sucesso neste modelo de ensino: a dimensão do grupo de estudantes, a
utilização do tempo online, a adaptação a ambientes assíncronos e a edificação
de comunidades de aprendizagem.
No que diz respeito ao papel do professor, a
autora indica que a sua atuação é fator determinante para o sucesso da
aprendizagem. Neste contexto de ensino online, a autora indica que papel
pedagógico do professor deve ser equacionado sincronizando áreas essências
como: a própria pedagogia; a gestão e organização do processo de ensino e de
aprendizagem; capacidade social de gerar comunidades de aprendizagem; e o
domínio técnico, permitindo uma utilização fluida e sem ruido da tecnologia.
Assim, este artigo destaca o papel do professor em
contexto online, patenteando a necessidade de novas abordagens pedagógicos em
cenários educativos decisivamente marcantes para o século XXI, demostrando-se
relevante e pertinente.
Kaminski, C. (2015). Educação à distância: rediscutindo o papel do tutor. Revista Intersaberes, 10(21), 561-576. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/896
O objetivo deste artigo é refletir o papel do tutor na educação a distância
enquanto mediador do conhecimento, de modo a compreenderem-se as suas funções e
a indicarem-se orientações que visem ultrapassar desafios deste tipo de
educador. O artigo privilegia a análise da figura de tutor através de uma perceção
histórico-cultural de Vygotsky.
Inicialmente são destacadas as diferenças que distinguem um tutor à
distância de um professor em regime presenciais, caraterizadas por paradigmas
educacionais distintos e pela inevitável utilização da tecnologia na educação a
distância contemporânea.
No artigo são destacadas diversas caraterísticas especificamente relevantes
para o tutor: o domínio científico dos conhecimentos; a capacidade de orientar,
conduzir e supervisionar o aluno; e ser mediador e impulsionador de
interatividade. Ressalta também no
artigo o carater societal e humano da educação, relegando ao tutor uma posição investida
de "construção humana".
Pela evolução contemporânea da educação a distância e pelo destaque que esta
modalidade de ensino representa nos cenários educativos atuais o artigo demonstra
bastante relevância. Importante notar que artigo mostra uma necessidade de
sentido de educabilidade, uma vez que procura compreender os desafios deste
educador singular, o tutor online, com vista a trilhar percursos que condução à
perfetibilidade do mesmo.
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