sexta-feira, 14 de maio de 2021

O meu Personal Learning Environment


Descrição:

 

Na elaboração da representação visual do meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning, optei por iniciar a tarefa através de um modelo proposto por Christopher D. Sessums, o modelo dos quatro Cs: Collect; Communicate; Create e; Collaborate.

 

Estas quatro categorias apresentadas distinguem-se por um diverso conjunto de ações:

·       Recolher (Collect): reúna artigos, ferramentas, dados, imagens e recursos, …

·       Comunicar (Communicate): partilhar ideias, transmitir informações, efetuar perguntas, responder, comentar, esclareçer, …

·       Criar (Create): gerar ideias, produzir, escrever, elaborar conteúdos, …

·       Colaborar (Collaborate): sintetizar, trabalhar com colegas, engajar-se, discutir, participar, …

 

À medida que ia construindo a representação visual do PLE - Personal Learning Environment verifiquei que algumas ferramentas ou aplicações eram utilizadas em diferentes categorias. Neste aspeto destacou-se a plataforma eLearning da Universidade Aberta, apresentada na representação visual como elearning.uab.pt.

 

Durante a construção da representação visual do PLE apercebi-me que não estava a considerar duas dimensões (categorias) que considero fundamentais no meu ambiente de aprendizagem: Partilhar (Share) e Armazenar (Store). Deste modo optei por acrescentar as duas categorias.

 

Fiquei surpreendido ao percecionar a diversa e variada quantidade de ferramentas e aplicações que utilizo, bem como foi possível para mim refletir na utilidade que têm na minha aprendizagem e como se relacionam entre si.

 

Considero que o meu PLE é um ambiente em evolução e em mutação constante. Certo de que no mês passado era diferente e que, por certo, no próximo mês será diferente.

 

 

Cavanaugh, C., Sessums, C., & Drexler, W. (2015). A call to action for research in digitallearning: Learning without limits of time, place, path, pace…or evidence. Journal of Online Learning Research, 1(1), 9-15.

 

Malamed, C. (2017). Models For Designing Your Personal Learning Environment. The eLearning Coach. Acedido em: http://theelearningcoach.com/elearning2-0/designing-personal-learning-environment/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Temática III -Desenho da aprendizagem online

Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento Visualizar trabalho